segunda-feira, 22 de abril de 2013

Triglicerídeos Alto


Triglicerídeos Alto


(Informações e Dicas)

Triglicerídeos são uma forma de gordura que circula na corrente sanguínea e é armazenada no tecido adiposo do corpo. O nível alto de triglicerídeos está associado a um aumento no risco de doenças do coração, especialmente quando está associado a colesterol alto e outros fatores de risco.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é só uma dieta com excesso de gordura que causa um aumento no nível de triglicerídeos. O excesso de carboidratos (especialmente açúcares) e calorias em geral faz a concentração de triglicerídeos no corpo aumentar.
Um nível elevado de triglicerídeos pode ser conseqüência de outras desordens, como diabetes não controlada, por exemplo. O nível de triglicerídeos, assim como o nível de colesterol, pode ser detectado em um exame de sangue. Este deve ser feito em jejum.
Além de aumentar os riscos de doenças do coração, níveis muito altos de triglicerídeos podem causar pancreatite e hepatoesplenomegalia (aumento de fígado e baço) e depósitos de gordura na pele chamados xantomas.
Níveis de Triglicerídeos:

Níveis de Triglicerídeos:

NormalMenor que 150 mg/dL
Um pouco elevado150 a 199 mg/dL
Alto200 a 499 mg/dL
Muito alto500 mg/dL ou maior

Quando o nível alto de triglicerídeos não é causado por uma outra desordem, ele geralmente é visto em conjunto com o tratamento para diminuição dos níveis de colesterol.


Dieta e Estilo de Vida:

Se você está acima do peso, diminua as calorias ingeridas até chegar ao seu peso ideal. Isso inclui todos os tipos de calorias e não só de gorduras.
Reduza o consumo de alimentos ricos em colesterol.
Reduza o consumo de álcool. O consumo de álcool pode levar a um grande aumento no nível de triglicerídeos.
Faça exercícios físicos na maioria dos dias da semana (pelo menos 30 minutos). Exercícios ajudam a baixar os níveis de triglicerídeos e colesterol.
Substitua carnes com muita gordura saturadas por peixes.
Reduza o consumo de açúcar refinado.
Pare de fumar. O fumo aumenta muito o risco de doenças do coração, ainda mais quando associado a um nível de triglicerídeos alto.
Controle a pressão sanguínea  A pressão alta aumenta os riscos de doenças do coração e derrame, ainda mais quando associada a um nível de triglicerídeos alto.
Substâncias que podem ajudar:


Óleo de Peixe - Ômega-3: O óleo de peixe ômega-3 tem se mostrado um grande aliado do coração. A ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária comprovou que "o consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”. Existem determinados alimentos ricos em ômega-3.
Quitosana: A quitosana, que é um fibra derivada dos crustáceos, mostrou-se capaz de reduzir a absorção de colesterol, o que leva à diminuição dos níveis de colesterol no sangue. [26,27,28] Segundo a ANVISA, “A quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”. Contudo deve-se observar as seguintes recomendações: "Pessoas alérgicas a peixes e crustáceos devem evitar o consumo deste produto", e "O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos".
Proteína de Soja: Segundo recomendação da ANVISA, “O consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário