quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Qual a relação da tosse com a Esofagite (Refluxo)?

Como eu havia dito anteriormente. A minha dúvida com relação a DRGE (Esofagite de Refluxo) era a sua relação com a tosse. Pesquisei e encontrei a resposta.




Em uma entrevista do Marcelo Averbach com o Dr. Drauzio Varella são explicadas com detalhes o que é Esofagite, sua causa e tratamento. E no decorrer da entrevista, a pergunta chave: Em geral, as pessoas custam a entender como um problema no estômago pode provocar tosse.


ALTERAÇÕES NO APARELHO RESPIRATÓRIO
Drauzio – Em geral, as pessoas custam a entender como um problema no estômago pode provocar tosse.
Marcelo Averbach – Eventualmente, pacientes com laringite de refluxo que têm tosse podem ter o esôfago normal, porque o ácido passa sem machucá-lo muito. O único sintoma é mesmo a tosse e por isso eles acabam procurando um otorrinolaringologista ou um pneumologista que reconhecem as alterações sugestivas de refluxo.
Drauzio – Que outras alterações o ácido estomacal pode provocar no aparelho respiratório?
Marcelo Averbach – Se for aspirado, o refluxo gastroesofágico pode ir parar dentro dos pulmões e causar as doenças pulmonares propriamente ditas: pneumonias, bronquites e asma. Muitos pacientes jovens com asma desencadeada pelo refluxo melhoram muito do quadro asmático quando recebem tratamento para o refluxo.
Drauzio – A asma é uma doença autoimune e as mais variadas substâncias funcionam como gatilho das crises. O que leva o médico a desconfiar de que o suco gástrico migrou, entrou pela glote e atingiu o aparelho respiratório?

Marcelo Averbach – Até alguns anos atrás, considerava-se que o refluxo provocava basicamente esofagite de refluxo. Hoje se sabe que ele atua em diversos segmentos. Por isso, ao tratar um paciente com asma ou pneumonias de repetição, o médico precisa levantar a hipótese de a doença do refluxo estar causando alterações fora do aparelho digestivo.

Vídeo da Globo.TV: Tosse e falta de ar são sintomas do refluxo e esofagite. Confira no Bem Viver


Sintomas da DRGE (Esofagite de Refluxo)?

A DRGE pode apresentar sintomas de diversas formas e intensidade. Variam desde discreta queimação retroesternal, passando por disfagia, dor torácica, rouquidão, dor de garganta, pirose retroesternal, halitose, excesso de salivação, tosse seca (semelhante à alergia), chegando até a simular uma dor cardíaca, em casos mais severos. (O esôfago é sede de cerca de 50% dos casos de dor torácica não-coronariana. Esta ocorre devido à estimulação dos receptores dolorosos pelo ácido ou alterações motoras do órgão). Devemos lembrar, entretanto, que a intensidade e a freqüência dos sintomas da DRGE não estão, necessariamente, relacionados com a presença ou gravidade da esofagite.



Azia, falta de ar, asfixia dormindo e até dores no peito. Esses são alguns dos sintomas do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), tão comum nos dias de hoje. O refluxo acontece quando o alimento retorna do estômago para o esôfago, com conteúdo de ácido muito aumentado. Quando a válvula que fica no final do esôfago apresenta um "defeito". É ela que permite o alimento passar e impede que ácido retorne. Nesse quadro, o paciente pode apresentar quadro de lesões na área digestiva e na respiratória.

As causas de intensifiicar o aparecimento do refluxo são velhas conhecidas: má alimentação, pouca atividade física e sobrepeso. Os sintomas mais comuns são azia, regurgitação, tosse seca, pigarro, rouquidão, faringite, agravamento de asma, asfixia enquanto dorme, mas há também um sintoma atípico, que é a dor torácica, como conta a paciente Cristiane Tibúrcio, no vídeo.

Os médicos gastroenterologistas Adélia Carmen Silva de Jesus e Eduardo Aires, ambos da AMBr - Associação Médica de Brasília, falam da doença, explicam sobre os exames e esclarecem dúvidas da população.

AMBr TV Digital - um canal digital de informações sobre a Associação Médica de Brasília -AMBr-, onde serão divulgadas matérias e entrevistas com médicos, levando assuntos da medicina a especialistas e à comunidade, como forma de difundir conhecimentos científicos, tecnológicos, além de levar informações úteis sobre saúde à população. Estreitar o relacionamento entre a comunidade médica e a população. Postados no www.viverembrasilia.com.br e no http://www.ambr.org.br, os vídeos serão ferramenta para tirar dúvidas e levar informações ao público.

6 comentários:

  1. TENHO REFLUXO NÃO SINTO DORES DE ESTOMAGO, SÓ MUITA TOSSE SECA E COM SECREÇÃO, E O INTESTINO COM MUITA ALTERAÇÃO, FEZES DURAS, OUTRORA DIARRÉIA, MAS TENHO UMA ATENUANTE FORTE, DIVERTICULITE, ENTÃO ESTÁ MUITO COMPLICADO ME LIBERTAR DA TOSSE. VOU MUDAR RADICALMENTE MINHA ALIMENTAÇÃO E NUMA PRÓXIMA OPORTUNIDADE VOLTO PARA CONTAR AS MUDANÇAS QUE PRECISAM ACONTECER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também descobri que tinha refluxo por causa da tosse.
      Sempre tinha tosse e não curava. Até que um dia a médica pediu para fazer endoscopia e descobri que estava com esofagite.

      Excluir
    2. Franci, o que vc fez para melhorar meu filho faz nove meses que está passando por isso tratamento e mais tratamento e nada melhora a tosse dele e ele só tem doze anos.

      Excluir
  2. Estou com esofagite e a tosse não pára. A coceira na garganta é intensa. Tenho dificuldade pra dormir. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  3. Mesmos sintomas e não melhoro com os medicamentos vou tentar fazer um tratamento que vi por aqui na net streeta. Vou procurar um médico que faça o procedimento.

    ResponderExcluir
  4. Tenho panga triste esofagite tomo remédio a 3 meses não tenho melhora

    ResponderExcluir